quinta-feira, 7 de março de 2013

Lentes de Contacto

Olá meninas, hoje venho falar-vos de um tema diferente.
Como algumas de vocês devem saber eu uso lentes de contacto porque tenho miopia. Já uso à 1 ano e tal e neste post vou falar-vos dos cuidados que devem ter e de algumas das minhas experiências.



Para começar vou falar das minhas lentes. Tenho miopia em ambos os olhos e um pouco de estigmatismo. O meu pior olho é o esquerdo, ou seja é o olho onde tenho que usar maior graduação.
Desde que uso lentes uso a marca Comfilcon A. Inicialmente usava lentes apenas para a miopia, por serem mais moles e adaptáveis, custavam 12 euros, no olho direito graduação de: 14.0 , -3.50 e no olho esquerdo: 14.0 , -4.25.
Mas com o passar do tempo senti necessidade de alterar um pouco a graduação.
No olho direito estou com 14.0 , -3.75 e no olho esquerdo passei a usar uma lente um pouco mais rija também para o estigmatismo, 14.5 , -3.75, o que ficou num total de 16 euros.



Estou satisfeita com a escolha que fiz. Continuo a usar os óculos em casa, mas sem dúvida que usar lentes é muito prático e quem usa óculos sabe bem o desconforto que por vezes podem causar, quando chove, nas aulas de educação física. Então, por isso mesmo optei por usar lentes.

Conselhos de utilização:

Quando fui à ótica e disse que queria usar lentes as senhoras foram muito simpáticas e deram-me alguns conselhos:

Lavar SEMPRE!! as mãos antes de por e tirar as lentes.
Ao tirar as lentes guardá-las no porta lentes com liquido PRÓPRIO!! e suficiente para que fiquem bem desinfetadas e hidratadas!!
Em casa de as lentes rasgarem NÃO as colocar nos olhos!!
Não deixar NINGUÉM usar as vossas lentes a não ser vocês próprias!
Não colocar a lente do olho esquerdo no olho direito nem o contrário!
Não passar demasiado tempo com as lentes postas, entre 8h a 12h é o ideal!
Caso tenham que usar as lentes por um período de tempo maior, usem para humedecer as lentes e evitar desconfortos, liquido próprio ou soro fisiológico.
Lavem regularmente o vosso porta lentes e mudem de 6 em 6 meses.
Maquilharem-se DEPOIS de colocarem as lentes.
Desmaquilharem-se DEPOIS de retirar as lentes.
Mudar de lentes no máximo de 2 em 2 meses.
Não durmam com as lentes, pode gerar complicações!!

Este é o tipo de liquido que uso, e como já falei no post anterior gosto muito!!




Estas dicas são importantes para evitar que ocorra algum problema complicado com os vossos olhos, afinal os olhos são dos nossos órgãos mais importantes e devemos cuidar bem deles!!
Ao trocarem as lentes com alguém ou de um olho para o outro podem passar doenças que os olhos ganham. Se tiverem uma doença no olho direito, e trocarem as lentes podem fazer com que a doença passe para o olho esquerdo por intermédio da lente!!
É importante manterem as lentes húmidas e hidratadas para que não se torne desconfortável para vocês, caso continue desconfortável aconselho a que tirem a lente e vejam se tem algum tipo de sujidade e desinfetem ou se rasgou e deitem logo fora!!

Como por a lente??

Esta deve ser das coisas que mais preocupa quem quer usar lentes. Eu pensava que não era capaz de por nem tirar, mas descobri que é mais fácil do que parece!!
Na ótima onde fui a senhora ensinou-me uma técnica que comigo resultou bem, só tem é de falar com a senhora da vossa ótica e encontrar a vossa forma de colocar e tirar a lente, e vão ver que é bem mais fácil do que parece!!
Mas não se esqueçam, à vários tipos de lentes no mercado, só têm se ser qual a que mais de adequa a vocês!!

       

Pode não correr bem?

Sim pode, mas antes de começarem a usar têm de falar com um oftalmologista que vos aconselhará  e caso comecem a usar também vão ser acompanhadas por um oftalmologista que vai evitar que o uso de lentes cause problemas nos vossos olhos, como infeções, entre outras coisas.
No entanto, se utilizarem corretamente as lentes é complicado virem a ter problemas!!

Podem fazer tudo com as lentes!!
Podem maquilhar-se desde que não se esqueçam, PRIMEIRO as lentes depois a maquilhagem, assim evitam que os químicos dos produtos de maquilhagem se infiltrem nas lentes.
Podem também praticas desportos com as lentes, entre eles natação. É aconselhável usarem óculos de natação para proteger as lentes do cloro, pois pode tornar a lente amarelada. Caso a lente entre em contacto com cloro deve ser imediatamente desinfetada.



As minhas experiências:

Já uso lentes regularmente à algum tempo, tempo usar o menos tempo  possível e à dias que nem as uso, como nos dias que não saiu de casa.
A utilização de lentes tornou o meu dia a dia mais cómodo. Não perco muito tempo a colocá-las e adaptam-se bem aos meus olhos.
No entanto já tive também algumas experiências menos boas!!

No dia em que pus as lentes pela primeira vez na ótima vi-me grega para conseguir por as lentes e depois de as por ao tirar rasguei uma. A senhora deu-me outra, eu pus e voltei a tirar as duas. Passado poucos minutos comecei a ver tudo à roda e desmaiei!! Penso que terá sido da pressão.

Uma lente caiu-me na casa de banho e não dei conta, quando estava a tentar tirá-la ela não saia, porque tinha caído para o chão sem me aperceber  Ao persistir em tirar a lentes do olho acabei por feri-lo porque estava a tocar com os dedos no olho, o que não acontece quando têm a lente no lugar. No outro dia encontrei a lente, mas como tinha o olho ferido não a coloquei e fui logo à ótica. deram-me uma lente nova e disseram que tinha que esperar uns 5 dias e podia colocá-la. A ferida do olho acabou por passar e ficou tudo bem!!

Já algumas vezes quando vou a por a lentes, ela salta-me e depois tenho que andar a procura dela, encontro sempre, mas é um pouco chato!!

Também uma vez a lente estava-me a fazer muita impressão, fui a ótica, desinfetaram a lente coloquei e fez impressão, deram-me outra e já estava confortável. Devia ter algum tipo de sujidade ou algo assim.



No entanto meninas, até agora ultrapassei tudo isto e tenho me dado muito bem com o uso das lentes e realmente aconselho a sua utilização. Numa fazer inicialmente e para melhor se adaptarem a melhor fase para começarem é no Inverno pois é uma estação mais húmida.

Para mais informações vistem este site!

E é isto meninas, desculpem o post ser tão enorme, mas não queria deixar nada por dizer!!
Se tiverem alguma dúvida ou questão, estão à vontade!!
Beijinhos***

Sem comentários:

Enviar um comentário